Matrizes de Referência
1.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias • Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros
textuais no sistema de comunicação e informação – modos de organização da
composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos
gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas. • Estudo das
práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de
identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de
vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos
masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a
expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção
da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços
físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras. • Produção e
recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o
fortalecimento dos processos de identidade e cidadania –
Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra
artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática,
o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Música: estrutura morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de
criação.
Dança: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes
Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas
morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a
valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das
minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais. •
Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social,
concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos –
produção literária e processo social; processos de formação literária e de
formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição
do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética
cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de
continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto
literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas
diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto
literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;
representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto
literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes. • Estudo
dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de construção e recepção de textos – organização da
macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações
lógico-semânticas). • Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos
linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas
de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão
textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos
e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da
dimensão espaço-temporal em que se produz o texto. • Estudo dos aspectos
linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação
linguística – uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o
texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro
linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso
dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de
articulação das sequências dos textos ou a construção da microestrutura do
texto. • Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação:
impacto e função social – o texto literário típico da cultura de massa: o
suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na
comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a
função social das novas tecnologias.
2. Matemática e suas Tecnologias • Conhecimentos numéricos – operações em
conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades,
divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações
de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de
contagem. • Conhecimentos geométricos – características das figuras geométricas
planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas
e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou
espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações
métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo. •
Conhecimentos de estatística e probabilidade – representação e análise de
dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e
variância; noções de probabilidade. • Conhecimentos algébricos – gráficos e
funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais,
exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo
trigonométrico e funções trigonométricas. • Conhecimentos
algébricos/geométricos – plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo
e perpendicularidade, sistemas de equações.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
3.1 Física • Conhecimentos básicos e fundamentais – Noções de ordem
de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia
de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física
do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como
grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de
grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores. • O movimento,
o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da
mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força
e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do
movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e
suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de
referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de
movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis
de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material. Conceito de forças
externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento
linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio
estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso,
força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças
que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua
quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes.
Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação,
relação entre diferença de nível e pressão hidrostática. • Energia, trabalho e
potência – Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia
potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação
de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional.
Forças conservativas e dissipativas. • A mecânica e o funcionamento do universo
– Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de
Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações
climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. •
Fenômenos elétricos e magnéticos – Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de
Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies
equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de
Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas:
tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes
contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos.
Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos
elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo
magnético terrestre. • Oscilações, ondas, óptica e radiação – Feixes e frentes
de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação
de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e
ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade,
frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação. • O
calor e os fenômenos térmicos – Conceitos de calor e de temperatura. Escalas
termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade
calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças
de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de gases
ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e
fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos
relacionados ao ciclo da água.
3.2 Química • Transformações químicas – Evidências de transformações
químicas. Interpretando transformações químicas. Sistemas gasosos: Lei dos
gases. Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de
molécula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases.
Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton.
Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford,
Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa,
isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações
químicas. • Representação das transformações químicas – Fórmulas químicas.
Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações
químicas. Leis ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas
químicas. Grandezas químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de
Avogadro. Cálculos estequiométricos. • Materiais, suas propriedades e usos –
Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado.
Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e
características gerais. Metais e ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio.
Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades.
Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica.
Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias
moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação covalente. Polaridade
de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e
aplicação das substâncias. • Água – Ocorrência e importância na vida animal e
vegetal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em solução aquosa:
soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade.
Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas
das soluções. Ácidos, bases, sais e óxidos: definição, classificação,
propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e bases.
Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade
elétrica, reação com metais, reação de neutralização. • Transformações químicas
e energia – Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação.
Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess.Transformações químicas e energia
elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha.
Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais
da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa
e radioisótopos. • Dinâmica das transformações químicas – Transformações químicas
e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a
velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador. •
Transformação química e equilíbrio – Caracterização do sistema em equilíbrio.
Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH.
Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio.
Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano. • Compostos de
carbono – Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções
orgânicas. Estrutura e propriedades de hidrocarbonetos. Estrutura e
propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e
propriedades de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas.
Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural
e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, teflon, náilon. Óleos e gorduras,
sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas. • Relações da Química com
as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente – Química no cotidiano. Química
na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos
científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou
produção de substâncias químicas. Indústria química: obtenção e utilização do
cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e
metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e
proteção do ambiente. • Energias químicas no cotidiano – Petróleo, gás natural
e carvão. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustíveis. Impactos ambientais de
combustíveis fósseis. Energia nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens
do uso de energia nuclear.
3.3 Biologia • Moléculas, células e tecidos – Estrutura e fisiologia
celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos
das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo
energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética.
Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais.
Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e
tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de
alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias
relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade,
investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos
relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.
• Hereditariedade e diversidade da vida – Princípios básicos que regem a
transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a
hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos
e anticorpos. Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes. Neoplasias
e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas.
Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos
da formação e manutenção da diversidade biológica. • Identidade dos seres vivos
– Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes.
Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e
as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução
e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais
dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes
ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia
e sistemática. • Ecologia e ciências ambientais – Ecossistemas. Fatores
bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia
alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações
entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema.
Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais.
Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão;
poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas.
Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento
básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de
conservação; biodiversidade. • Origem e evolução da vida – A biologia como ciência:
história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do
Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações
pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles
Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre
ambientes naturais e sobre populações humanas. • Qualidade de vida das
populações humanas – Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento
humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento
humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização,
prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente
transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez
na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e
vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e
cidadania.
4. Ciências Humanas e suas Tecnologias • Diversidade cultural, conflitos e vida em
sociedade – Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no
Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América
colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na
formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação
sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus
impactos na vida política e social. • Formas de organização social, movimentos
sociais, pensamento político e ação do Estado – Cidadania e democracia na
Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia
direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa
Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de
reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política
das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a
construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade
capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização,
migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos
grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução
Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre
os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras
Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século XX:
nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na
América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos
político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os
organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de
direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos
sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana:
redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial. •
Características e transformações das estruturas produtivas – Diferentes formas
de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo,
socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira:
complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a
borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na
Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço
urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o
fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A
industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e
trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas
consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos
espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias
tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e
as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade. • Os domínios naturais e a
relação do ser humano com o ambiente – Relação homem-natureza, a apropriação
dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das
atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e
impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As
questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito
estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental
internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos
recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento
ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.
Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e
externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação
climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes
domínios da vegetação no Brasil e no mundo. • Representação espacial –
Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos;
tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
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